segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O POLYTHEAMA PODERIA TER SOBREVIVIDO

Documentos históricos do governo mineiro obtidos pelo Memória de Poços de Caldas demonstram que, no final de 1954, havia um projeto para aproveitar o já abandonado Cine Theatro Polytheama (foto acima), transformando-o no Fórum de Poços de Caldas. Acompanhe.
O relatório acima, assinado pelo engenheiro Luiz Gonzaga Batista, de 19 de dezembro de 1954, traz informações interessantes: o prédio do Polytheama, anexo ao Grande Hotel, tinha estilo arquitetônico indefinido, com "ligeiras tendências para o Neo Clássico". Além do teatro, funcionou lá também o Cassino Caldense; o prédio, apesar do péssimo estado de conservação de seu interior, em especial a sala de espetáculos, era seguro.
  
O relatório diz ainda que a "ala da frente" do prédio sofreria reconstrução do telhado e paredes divisórias internas. Essa descrição, somada aos desenhos vistos nos croquis abaixo, levam a crer que a fachada original do já histórico Polytheama seria mantida. O documento termina esclarecendo que "a recuperação será proveitosa, útil, necessária e indispensável".
   
Mais tarde, em 16 de junho de 1955, o Corregedor de Justiça de Minas Gerais, Arnaldo de Alencar Araripe, enviou um ofício (leia abaixo) ao governador Clóvis Salgado da Gama, sucessor de Juscelino Kubitschek, no qual comenta, entre outros, que Poços de Caldas, apesar da frequência ilustre é, das cidades das comarcas do sudoeste mineiro, a que estava em pior situação de acomodação da Justiça -não possuindo Fórum,  era "hóspede" do salão da Câmara Municipal.
   
A Cadeia Pública, relatou o Corregedor, era um "pardieiro", ocupando sem autorização do Estado uma casa abandonada, com grades aproveitadas da antiga cadeia. Mais adiante, relatou a existência do abandonado edifício do Polytheama, para o qual havia até mesmo orçamento aprovado para remodelação devidamente autorizado por JK. Outro ponto importante é a referência ao fato do prédio ser um "próprio estadual".
Observe nas ilustrações a seguir como teria ficado o Polytheama, antiga casa de shows e jogos, servindo à Justiça, especialmente a plateia e palco, utilizados como Sala do Júri.
Por razões ainda desconhecidas, a ideia foi abandonada e um novo prédio para o Fórum foi construído na Rua Pernambuco. Anos depois, o Polytheama, construído em 1911, veio abaixo. Em sua área funcionou por muito tempo um estacionamento; agora está em construção ali um supermercado.
   
Saiba mais sobre o Polytheama clicando aqui, aqui e aqui.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

2 comentários:

Fernando Rodrigues disse...

Rubens, não sou Raul Gil mas tiro o chapéu para você pelo trabalho do Memória. Nunca havia ouvido falar dessa possibilidade, e como muitos poços-caldenses, lamento a destruição desse belíssimo teatro. Agora, teremos lá um mercado certamente em forma de caixote, muito mal localizado por sinal, numa área que só um secretariado muito limitado intelectualmente acha que vai dar certo por exemplo em termos de trânsito, e ainda por cima nas barbas do "prefeito-coitadinho", aquele que nada sabia, nada via, nada ouvia.
Pelo menos vamos poder ir a esse mercado usando o monotrilho, pois tem uma estação bem em frente.
Sucesso a você, o mais alienígena dos poços-caldense, cidadão de coração, jornalista exemplar e que luta por Poços mais do que muitos nativos que conheço.

Rubens Caruso Jr. disse...

Fernando, obrigado.

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .