sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

"SEU QUINZINHO"

"Meu avô trabalhou durante décadas na Prefeitura e foi uma das primeiras pessoas de Poços a ter habilitação para dirigir.
  
Quando o governador da Paraíba, João Pessoa, foi morto em 1930, seu corpo foi levado até o Rio, então Capital Federal, e vários prefeitos do Brasil foram até lá prestar as últimas homenagens. O País estava em Estado de Sítio, e era necessário uma autorização especial para viajar. Meu avô recebeu uma dessas autorizações para transportar o Prefeito de Poços até o Rio, mostrava com orgulho esse documento...
  
Em um daqueles livros sobre a memória fotográfica de Poços aparece uma foto do meu avô durante a Revolução de 30, acompanhado de outras pessoas no chamado Reduto do Alemão, na Cascata. Meu avô combateu em 30 e 32, tinha muitas histórias, contava que esse "Alemão" era um oficial que havia lutado durante a I Guerra Mundial na Europa, e depois veio para o Brasil, e que durante as revoluções de 30 e 32 ajudou a organizar a defesa de Poços. Interessante não ?
  
Estou mandando uma foto, meu avô era o quarto da esquerda para a direita, de paletó e gravata, e a quinta pessoa é o tal "Alemão"".
  
Maravilhoso relato enviado pelo amigo Marco Antonio Moreira, complementando o anterior publicado no Memória de Poços de Caldas: "um dos funcionários mais antigos da Prefeitura, o sr. Joaquim Felisberto Filho, o "Seu Quinzinho", sempre com seu chapéu, sua bengala e uma sacolinha na mão".
   
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".
   

5 comentários:

Delma Maiochi disse...

Caruso, achei linda a história e acho que tenho essa foto, mas sem saber quem eram os personagens. Será que posso publicar no Memória Fotográfica do Mantiqueira? Obrigada. Abraço. Delma Maiochi

Marco Antonio Moreira disse...

Meu avô, que saudades...
Muito obrigado Rubens, torcemos por você e pela sua luta em prol de Poços, conte sempre conosco, um grande abraço !

Maria do Carmo Moreira disse...

Tão bom ler algo sobre meu pai aqui no seu blog, que geralmente me traz tão boas lembranças...
Abraços, que Deus te abençoe !

Rubens Caruso Jr. disse...

Delma, a foto é de autor desconhecido e pertence ao acervo do Sr. Décio Alves de Morais.
Um abraço,

Rubens Caruso Jr. disse...

D. Maria do Carmo e Marco Antonio, um grande abraço e muito obrigado!

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .