quinta-feira, 29 de março de 2012

SINGRANDO OS VALES

Raríssima imagem do acervo do Memória de Poços de Caldas mostra uma composição da Cia. Mogyana passando nas proximidades do antigo Posto Zootechnico, hoje Country Club. Observe o reflexo do trem na água. É uma bela cena, que pode repetir-se -guardadas as diferenças impostas pelo crescimento da cidade-  se prefeito e secretário de turismo empenharem-se na proposta de implantação do Trem Turístico de Poços de Caldas no trecho urbano da ferrovia.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".

5 comentários:

Alvaro Ely Monteiro Vilela disse...

Apenas para ilustrar, o traçado que temos hoje não coincide com aquele da época da foto. Quando da inauguração, a linha passava mais embaixo, seguindo aproximadamente pela rua América do Norte, alcançando então os antigos pilares da Mogyana. Aproximadamente em 1943 o antigo percurso foi alterado para o leito atual.

Rubens Caruso Jr. disse...

Alvaro, é isso mesmo, e a data coincide com aquela gravada (1944) na ponte defronte a cadeia, cuja foto já publiquei. A diferença com a foto seria de mais ou menos um quarteirão, no bairro Novo Mundo.
Um abraço!

AnaCristina disse...

quer dizer que o lago do country é natural? que cena linda....mas...confesso que as vezes fico um pouco deprimida com imagens assim....mas nao as dispenso!

D tudo um PORCO disse...

A frase "Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la" é o jornalista Eduardo Bueno. Sempre a cita ao fim de um episódio da série de filmetes vinculados no canal History Channel Brasil, onde ele conta a História do nosso país abordando aspectos pouco discutidos nos tradicionais livros de História.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Bueno)

Rubens Caruso Jr. disse...

Perfeito, Victor Hugo. De fato e fiz essa mesma observação em http://www.memoriadepocos.com.br/2012/01/o-polytheama-poderia-ter-sobrevivido-ii.html . Lá escrevi: "Vale destacar uma frase que o jornalista Eduardo Bueno usa em sua série de pequenos programas no History Channel e que será adotada pelo Memória de Poços de Caldas: Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la."
Obrigado pela contribuição e aguardo outras ainda mais consistentes em especial as do seu acervo familiar.
Saudações.

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .