quarta-feira, 21 de março de 2012

FERROVIA: A VEZ DA CÂMARA MUNICIPAL - 2

Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou, na sessão de ontem (20 de março) o requerimento do vereador Flávio Faria propondo a realização de uma Audiência Pública para tratar do tema “A viabilidade da volta do Trem Turístico para Poços de Caldas”.

Ótima notícia, e mais uma vez agradeço ao vereador por abraçar -de verdade- a ideia. Que o projeto é viável não há dúvidas. Que há verbas específicas do governo federal já mostrei aqui e no debate na rádio. Só falta um detalhe: o poder executivo entrar no assunto, fazendo andar a fala do prefeito Paulo César Silva: "Quando fui candidato a prefeito, nós apresentamos 23 propostas, e estou muito feliz porque estamos concluindo todas elas, com exceção da Fepasa. Não vai ser possível ser feita aquela situação que a gente já discutiu, que era aquela avenida estrutural, o que também é bom, por que a gente tem a grande perspectiva, que é o meu principal objetivo, que é resgatar a volta do trem".
  
Já protocolei duas petições na prefeitura: uma solicitando a modificação de diretriz constante no Plano Diretor, ora em revisão e que projetava a construção de uma "via estrutrural" no leito da ferrovia que, além da inviabilidade técnica já foi descartada pelo prefeito em nome da "volta do trem" e outra, dirigida ao presidente do novíssimo Conselho Municipal de Turismo, o secretário interino de turismo José Carlos Polli, solicitando um horário na próxima reunião do Conselho, em 27 de março, para apresentação de material sobre o projeto. Na petição destaquei a urgência da apresentação por conta da existência de pelo menos 50 cidades já trabalhando pelas verbas federais para trens turísticos.
  
A foto acima é de São Lourenço-MG. Poderia ser de Poços de Caldas. E se autoridades mantiverem o discurso de "avenidas estruturais", vamos continuar colecionando fotos de outras cidades.
  
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".   
 
Rubens Caruso Jr.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Caruso, até entendo sua moção quanto a reativação da linha férrea como forma turística e preservação. Porém estão esquecendo de algo importante previsto na Constituição federal, o "DIREITO DE PROPRIEDADE", pois aquela área não seria uma área particular? Pelo que sabe, a área foi vendida, pois a fepasa detentora de todo patrimônio como você cita, vendeu para um particular, com anuência da prefeitura, foi pago a vista, e foi através de leilão. Ou não? O muro no qual você cita também, no qual é provisório está em área particular. Qual o interesse público existente? Por que nunca se colocou em pauta as alterações feita nas residências construidas no local, estas sim
PERTENCEBNTES A FEPASA. Seria por um interesse individual, ou caso conclua o que se pede, que acho muito improvável, os moradores irão desocupar tais residências? Com ordem de quem se utiliza o espaço em frente ao presídio para depósito de areia? São esta e outras questões que devem ser discutidas e debatidas para que se chegue a um consenso. Emfim, lembrando que numa eventual desapropriação, o particular precisa ser indenizado, ou acha que vão entregar assim de brinde por um único interesse individual. Espero não haver ofendido em hipótese alguma, e que você não fique chateado, somente estou colocando aqui minha opinião, pois estamos num Estado Democrático de Direito.
Tenham um ótimo dia.................

Rubens Caruso Jr. disse...

Ofendeu sim. Se quiser se informar melhor estou à disposição pelo email aí à esquerda, logo acima da minha foto.

Anônimo disse...

A situação da estação ferroviária de Cachoeira Paulista -
http://flaviogomes.warmup.com.br/2012/03/alguem-faca-algo/

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .